sexta-feira, 29 de abril de 2011

Atividade 5.7: Publicando vídeo no YouTube (Projeto Integrado de Aprendizagem

Trabalhar com Projetos Integrados “Dia da Consciência Negra”, é muito importante pois, possibilita o incentivo a pesquisa, fugir do senso comum, promover a interdisciplinaridade, combater diferentes concepções sobre o racismo, possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das três raças que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeite e valorize a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.
O vídeo abaixo, retrata bem como é possível vivermos em uma sociedade mais justa, humana e solidária

Atividade 5.6: Analisando a Wikipédia

A wikipédia é um o ambiente colaborativo em ambas as partes, pois, não é fácil trabalhar na construção de conteúdos ainda mais em um ambiente onde é uma enciclopédia livre. Além desse ambiente colaborativo e necessário que haja planejamento, dedicação e conhecimento científico são imprescindíveis para o sucesso.

Atividade 5.5: Discutindo sobre a Wikipédia

Nós acreditamos que a ferramenta de pesquisa pode ser usada, mas com cuidado, preferencialmente conferir os dados em outras fontes.
Na opinião do nosso grupo, permitimos o uso da Wikipédia para os alunos, pois a consideramos uma ótima ferramenta de pesquisa. Mas é claro que os alunos não devem se deter somente nessa, devem sim, buscar outras.

Atividade 5.4: Pesquisando na Wikipédia

O vocábulo holocausto tem origens remotas em sacrifícios religiosos da antiguidade, em que plantas e animais e até mesmo seres humanos eram oferecidos às divindades.
Este vocábulo foi criado por Odraude27, às 16h50minutos no dia 27 de fevereiro de 2007.
Percebe-se que o referido vocábulo constantemente é revisado, recebendo informações de outros participantes.
Desta forma fica evidenciada a construção da wikipédia, através de informações de vários colaboradores.

Atividade 5.1: O computador vai substituir o professor?

Tenho certeza que o computador e um grande aliado no processo de ensino aprendizagem. Tanto para nós educadores, como para nossos educandos.
Mas existem dois "quezinhos" que precisamos deixar bem claro: Primeiro: o educador deve estar bem ciente do que deseja aplicar e com uma metodologia coerente para que o uso da tecnologia dê resultados positivos quando empregado dentro da sala de aula. Segundo: o computador nunca vai substituir do professor. Pode sim causar certo frisson inicial. Mas nada pode ser comparado com nosso trabalho.

Atividade - 5.3 - PESQUISANDO NA WIKIPÉDIA E INCLUINDO UM LINK

Um processo muito importante, em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, recebendo o nome de Educação Inclusiva. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade dos alunos respeitando-os nas suas diferenças, oportunizando seu crescimento, satisfação pessoal, inserção social, sucesso em sua carreira educacional, profissional, com uma abordagem humanística e democrática.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_inclusiva
Foi com esse propósito que foi elaborado o Projeto Integrado de Aprendizagem, visando à reflexão do corpo docente e discente sobre o Dia da Consciência Negra, promovendo a interdisciplinaridade, combater diferentes concepções do racismo, e possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das três raças que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeite e valorize a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática e combater as formas de exclusão social, política e econômica.

Atividade 5.2: Projeto Integrado de Aprendizagem

Na verdade estamos acostumados a trabalhar com projetos, mas de outra forma e o que nos resta é mudar a maneira de pensar, elaborar e conduzir esse tipo de trabalho tendo em vista que estamos na geração tecnológica e já existem instrumentos que norteiam para uma nova direção do conhecimento. Ainda estamos um pouco longe em relação ao que Piaget colocou, mas na época dele era diferente e as idéias dele servirão apenas como reflexão tendo em vista que vivemos em outra realidade. Obviamente a cooperação deve existir e de forma coesa já que o cooperativismo é importante em todos os sentidos. O desafio de trabalhar com projeto já começou desde que propomos a busca de mudanças nesse sentido, agora vem a parte mais difícil que é colocar o projeto integrado em prática, tendo em vista que esses projetos envolvem toda a comunidade escolar com o intuito de combater todas as formas de preconceito, discriminação e práticas racistas, para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária

atividade 4.2 Relatório do projeto

CASTORINA DE OLIVEIRA AMORM ALMEIDA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DO PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM: Consciência Negra: Educação não tem cor
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ESCOLA ESTADUAL OLIVIA PAULA
 
ITAPORÃ
2010
CASTORINA DE OLIVEIRA AMORM ALMEIDA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
RELATÓRIO DO PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM:
Consciência Negra: Educação não tem cor
 
 
Relatório do Projeto Integrado de Aprendizagem desenvolvido com os alunos do 9º ano “A” – Matutino, da Escola Estadual Olívia Paula, sob a orientação da Profª. Castorina de Oliveira Amorim Almeida.
 
 




  
ITAPORÃ/MS
2010
SUMÁRIO
 
 
 
     APRESENTAÇÃO DO PROJETO-------------------------------------------------------------04
 
     DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------------------------05
 
     RESULTADOS--------------------------------------------------------------------------------------06
 
     CONSIDERAÇÕES FINAIS---------------------------------------------------------------------07
    
     REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------------------08
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
 
O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do Negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana.
Inicialmente, será conduzido pela simples observação de fotos de revistas sobre algumas coisas que fazem parte da cultura africana (comidas, danças, vestimentas, etc.); estabelecendo a seguir um vínculo entre as curiosidades que surgirem dos alunos sobre o tema e a instigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando no conhecimento sobre o assunto.
Portanto tivemos como objetivo valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade, reconhecer através de pesquisa a economia, educação e saúde, futebol do continente Africano através de gráficos e trazer á tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais critico frente á realidade social em que vivemos 
 
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
 
O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras. Portanto os alunos irão produzir slides de gráficos destacando economia, saúde, futebol e educação do continente Africano.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RESULTADOS DO TRABALHO
 
            Inicialmente, em três aulas fizemos com os alunos a explanação do trabalho sobre o dia da consciência negra e, logo após apresentei a eles como iriam trabalhar com gráficos no Word e Excel.
            Em seguida, na sala de tecnologia e utilizamos duas aulas para trabalharmos com as pesquisa sobre economia, saúde,futebol e educação   ou seja, deixamos os alunos pesquisarem sobre o eles queria trabalhar em cada assunto com isso eles  produziram  os mais variados modelos de gráficos. Os gráficos foram impressos colorido e feito cartazes para a comunidade escolar, as atividades realizadas foram produções de slides e gráficos destacando economia, saúde, futebol e educação do continente Africano no desenvolvimento do projeto.
Fizemos uso de todos os recursos previstos. Data Show, máquina digita tudo foi registrado através de fotos e filmagens para registrar as atividades feitas pelos alunos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Podemos considerar que as nossas expectativas em relação ao projeto foram atingidas em sua totalidade. O resultado do trabalho foi satisfatório, pois conseguimos alcançar os objetivos que havia proposto para a construção de gráficos..
 Na sala de tecnologia os alunos surpreenderam com a agilidade na elaboração dos trabalhos.
 
 
 
 
 
 

REFERÊNCIAS
 
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–
Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria
Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.
MACHADO. Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP. Ed. Ática,
2007.
Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e
2005.
ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo-
SP, 2004.
www.google.com
www.cade.com