CASTORINA DE OLIVEIRA AMORM ALMEIDA
RELATÓRIO DO PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM: Consciência Negra: Educação não tem cor
ESCOLA ESTADUAL OLIVIA PAULA
ITAPORÃ
2010
CASTORINA DE OLIVEIRA AMORM ALMEIDA
RELATÓRIO DO PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM:
Consciência Negra: Educação não tem cor
Relatório do Projeto Integrado de Aprendizagem desenvolvido com os alunos do 9º ano “A” – Matutino, da Escola Estadual Olívia Paula, sob a orientação da Profª. Castorina de Oliveira Amorim Almeida.
ITAPORÃ/MS
2010
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO DO PROJETO-------------------------------------------------------------04
DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------------------------05
RESULTADOS--------------------------------------------------------------------------------------06
CONSIDERAÇÕES FINAIS---------------------------------------------------------------------07
REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------------------08
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do Negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana.
Inicialmente, será conduzido pela simples observação de fotos de revistas sobre algumas coisas que fazem parte da cultura africana (comidas, danças, vestimentas, etc.); estabelecendo a seguir um vínculo entre as curiosidades que surgirem dos alunos sobre o tema e a instigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando no conhecimento sobre o assunto.
Portanto tivemos como objetivo valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade, reconhecer através de pesquisa a economia, educação e saúde, futebol do continente Africano através de gráficos e trazer á tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais critico frente á realidade social em que vivemos
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras. Portanto os alunos irão produzir slides de gráficos destacando economia, saúde, futebol e educação do continente Africano.
RESULTADOS DO TRABALHO
Inicialmente, em três aulas fizemos com os alunos a explanação do trabalho sobre o dia da consciência negra e, logo após apresentei a eles como iriam trabalhar com gráficos no Word e Excel.
Em seguida, na sala de tecnologia e utilizamos duas aulas para trabalharmos com as pesquisa sobre economia, saúde,futebol e educação ou seja, deixamos os alunos pesquisarem sobre o eles queria trabalhar em cada assunto com isso eles produziram os mais variados modelos de gráficos. Os gráficos foram impressos colorido e feito cartazes para a comunidade escolar, as atividades realizadas foram produções de slides e gráficos destacando economia, saúde, futebol e educação do continente Africano no desenvolvimento do projeto.
Fizemos uso de todos os recursos previstos. Data Show, máquina digita tudo foi registrado através de fotos e filmagens para registrar as atividades feitas pelos alunos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Podemos considerar que as nossas expectativas em relação ao projeto foram atingidas em sua totalidade. O resultado do trabalho foi satisfatório, pois conseguimos alcançar os objetivos que havia proposto para a construção de gráficos..
Na sala de tecnologia os alunos surpreenderam com a agilidade na elaboração dos trabalhos.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–
Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria
Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.
MACHADO. Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP. Ed. Ática,
2007.
Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e
2005.
ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo-
SP, 2004.
www.google.com
www.cade.com